1.1 Conheça a NAD Zâmbia

Veja a mensagem de introdução de Alick Nyirenda. Pode ler uma transcrição do que Alick diz.



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A NAD Zâmbia é financiada e gerida pela NAD em Oslo. A NAD Zâmbia tem escritórios em Lusaka e Livingston

Escritório do NAD em Lusaka

Escritório do NAD em Livingstone


Conheça a equipa

O pessoal chave na NAD Zâmbia que tem estado envolvido no programa de formação de professores são:

Alick of NAD

Alick Nyirenda – Assessor Sénior de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)/Programa de Apoio ao Desenvolvimento Inclusivo Baseado na Comunidade (CBID) na Zâmbia.

Alick apoia os ministérios governamentais e Organizações de Pessoas com Deficiência (OPD) a desenvolver e implementar programas que integram a estratégia de RBC/CBID na planificação, coordenação e avaliação de intervenções nacionais, lideradas pelo governo. Durante 10 anos ajudou o pessoal do governo em Educação, Saúde e Bem-Estar Social e Desenvolvimento Comunitário a implementar programas de RBC. Alick gosta de visitas de campo em aldeias, encontrando-se com chefes locais, voluntários, pais e crianças com deficiência. Ele fez muitos amigos, sempre ansioso por um novo dia brilhante, para fazer mais trabalho em RBC. Reuniões com altos funcionários governamentais inspiram-no como um informador chave na RBC.


Photo of Caroline Hamankolo Cheelo

Caroline Hamankolo Cheelo – Chefe de Programas e Administração – a ‘Chefe de Equipa’.

Caroline assegura a propriedade governamental do CBID, educação inclusiva e trabalho do DPO que a NAD apoia na Zâmbia, e assegura o bom funcionamento do programa no seu conjunto. Ela é responsável pela implementação atempada das actividades e planos do programa, pelo planeamento financeiro e do programa de qualidade, coordenação, implementação e monitoria. É responsável pela administração global e pela supervisão e acompanhamento diários de todo o pessoal e consultores do NAD na Zâmbia. Caroline adora o seu trabalho porque lhe dá uma oportunidade de fazer uma diferença positiva em direcção a uma sociedade inclusiva.


Eddie Mupotola – Assistente de Programa

Eddie ajuda a organizar e facilitar workshops, formações e iniciativas de desenvolvimento de capacidades, monitorar e apoiar grupos ou acções comunitárias, documentar o CBID e o trabalho de educação inclusiva, supervisionar voluntários/estagiários e representar a organização em reuniões relevantes. Eddie adora o seu trabalho porque para ele o trabalho de desenvolvimento é uma vocação, é realizado quando vê que as mulheres, os homens e as crianças, especialmente aqueles com deficiência, têm acesso a bens e serviços essenciais e também quando vê uma criança com deficiência a aceder à educação numa base de igualdade com os outros.


Beverly Thole – investigadora e activista especializada em Desenvolvimento Inclusivo Sustentável.

Como estagiária e voluntária na NAD CBR/CBID Beverly trabalha em estreita colaboração com a direcção para fornecer apoio logístico e técnico para formações e visitas de campo. Ela recolhe relatórios de campo e de actividades, ajuda a organizar seminários, formações e reuniões e outras actividades do programa. Beverly recebe materiais para formações e workshops, ajuda a preparar as escolas para formações em serviço, prepara relatórios narrativos. Gosta da exposição e experiência que adquiriu, da capacidade de interagir com diferentes comunidades e partes interessadas para garantir que ninguém fica para trás em questões de deficiência e desenvolvimento sustentável. Mais importante ainda, desfruta de todo o processo durante uma actividade que vai desde a planificação e implementação até à monitoria e elaboração de relatórios.


Chipo Mwansa Chola – intern and volunteer.estagiário e voluntário.

Chipo tem várias funções: sensibilização da comunidade para a igualdade de direitos em matéria de deficiência, prestação de informação sobre formações CBID e quaisquer questões que surjam, gestão da recolha de materiais e co-criação de recursos durante o trabalho de campo CBID (por exemplo, recursos de papel maché), e prestação de apoio técnico durante workshops e formações. O que Chipo adora no seu trabalho é trabalhar com diferentes intervenientes e a comunidade para promover a inclusão de cada pessoa com uma deficiência.


Precious Moonga – Oficial Jurídica e estagiária de RBC.

Precious fornece informação jurídica, orientação, encaminhamentos, acompanhamento, mediação e actua como ponto focal de RBC para os direitos das pessoas com deficiência, trabalhando em conjunto com a ONG Disability Rights Watch (DRW), Livingstone. Adora que o seu trabalho lhe permita não só interagir com os seus colegas de trabalho, mas também com pessoas diferentes de todas as comunidades visitadas durante as visitas de campo. Ela já visitou lugares onde nunca tinha estado antes. Isto tornou o seu trabalho fácil porque foram criadas relações com clientes, e isto ajuda quando estes visitam o escritório da NAD-Zâmbia.bia office.


Tina Chisunga Katoto – Oficial de Finanças

A Tina gere as contas da NAD-Zâmbia e presta assistência logística. É responsável pela realização dos serviços de contabilidade do dia-a-dia do Programa de Apoio NAD-Zâmbia, prepara orçamentos e relatórios financeiros. Assiste os auditores externos durante as auditorias e contribui para a formação de organizações parceiras locais em questões financeiras. Durante as formações de educação inclusiva nas escolas-piloto, ela assiste na logística. O que Tina mais gosta no seu trabalho é a parte prática em termos de fazer os relatórios financeiros e as rotinas diárias de angariação de pagamentos.


Liswaniso Mwanalushi – photograpfotógrafo e operador de câmara.

Liswaniso takes photographs, films trainings and other CBR/CBID events and Liswaniso tira fotografias, filma formações e outros eventos CBR/CBID e escreve reportagens. Fazendo parte do programa de educação inclusiva, aprendeu que é possível que todos sejam educados independentemente do seu estatuto na sociedade. Sabendo que o programa de desenvolvimento do seu país colocou a inclusão no centro de tudo, ele é capaz de participar em muitos programas de desenvolvimento comunitário. O que ele mais gosta em documentar o programa de educação inclusiva para a NAD-Zâmbia é trazer à tona a história do que está a ser ensinado e experimentado através de imagens. Ele diz: “Sinto-me muito orgulhoso quando as pessoas olham para as minhas fotografias e vídeos e elogiam-me por ter revelado a história através da lente da máquina fotográfica..”


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