You can listen to the content of the page by using the audio controls.
Área local
A Escola Inclusiva de Luyaba é uma escola rural situada no Distrito de Zimba, Província do Sul. Está rodeada por 67 aldeias com uma população de cerca de 2.200 pessoas. A área tem apenas uma clínica, o centro de saúde rural de Luyaba. As principais fontes de água na área são bombas manuais, 84 poços e 41 furos.
A área tem seis escolas: escolas primárias de Chidi, Kakopa, Luyaba Inclusiva, Njabalombe, Sikalele e Simukanda. Todas estas escolas têm aulas desde a educação infantil (ECE) até à 9ª classe, excepto Luyaba Inclusiva, que tem aulas secundárias adicionais até à 12ª classe.
A comunidade envolvente é principalmente de agricultores, criando animais domésticos e cultivando colheitas. Há também uma série de pequenas empresas que vendem produtos de mercearias e produtos agrícolas.
As fotos seguintes mostram algumas cenas da área circundante de Luyaba.
Estatísticas de matrículas
Ano
Rapazes
Raparigas
Total
2015
8
11
19
2016
11
13
24
2017
17
15
32
2018
15
7
22
2019
19
11
30
2020
22
9
31
Estatísticas cumulativas de matrículas de alunos com necessidades educativas especiais desde 2015 até à data. (Fonte: dados de campo, Luyaba).
Nome da escola
Rapazes
Raparigas
Total
Simukanda
11
6
17
Njabalombe
5
10
15
Sikalele
4
0
4
Kakopa
4
1
5
Chidi
1
1
2
Inscrição de alunos com necessidades educativas especiais de outras escolas na área de captação em 2020, para comparação com as estatísticas de Luyaba.
O envolvimento de Luyaba na educação inclusiva
A Escola Inclusiva de Luyaba é uma das seis escolas-piloto do programa de educação inclusiva da NAD-Zâmbia, que teve início em 2015. A escola participou em vários workshops de formação em serviço (INSET) facilitados pelos Formadores Principais, e todos os professores foram formados. Foram também realizadas sessões de desenvolvimento profissional contínuo (CPD) pelo coordenador de educação inclusiva da escola (IECo), em conjunto com o coordenador do INSET zonal (ZIC) e o coordenador do INSET da escola (SIC).
The following photos show you what the school looks like.
Realizações
Vários sucessos foram observados pela escola durante o programa de educação inclusiva:
Foram realizadas (e estão ainda em curso) várias reuniões de sensibilização sobre educação inclusiva na comunidade e no seio da comunidade escolar – pessoal e alunos. Nas reuniões da comunidade estão incluídos directores, membros gerais da comunidade e pais de crianças com deficiência.
A interacção aluno-professor melhorou: durante as actividades de ensino e aprendizagem, clubes, desportos, e fora do tempo de aprendizagem. Todos os alunos estão agora envolvidos em actividades escolares.
A interacção aluno-a-professor melhorou. Todos os dias, realizam-se actividades não académicas tais como clubes, enigmas, teatro, desportos, etc. Isto está a ajudar a criar alunos bem fundamentados e ajuda a ‘não deixar ninguém para trás’.
A metodologia de ensino e aprendizagem tem melhorado. Os professores utilizam agora o ensino em equipa, sessões de recuperação, amigáveis, viagens de campo, projectos, demonstrações, trabalho de grupo, experiências práticas com objectos reais.
O ensino domiciliário foi iniciado para alunos que não podem frequentar a escola.
As infra-estruturas e arredores da escola foram modificados (e isto está em curso) para que todos os alunos possam aceder facilmente aos edifícios da escola: foram construídas rampas e casas-de-banho inclusivas.
Foram criados Planos de Educação Individual (PEI) para alguns alunos. Os envolvidos são professores especializados, pessoal de saúde, pais, professores e os alunos. É dada ajuda adicional para ajudar todos os alunos, especialmente aqueles com diferentes desafios de aprendizagem.
Sessões de fisioterapia estão agora disponíveis na escola para algumas crianças que necessitam. Como resultado, algumas crianças que estavam fora da escola frequentam agora a escola (17 raparigas e 15 rapazes).
A escola trabalha com todos os pais de crianças com deficiência, informando-os sobre questões de deficiência.
A escola encaminha agora as crianças com deficiência para o hospital/centro de saúde ou outro centro apropriado, onde estas crianças podem obter serviços de apoio relevantes. Foram feitas muitas referências e isto é possível devido ao trabalho da equipa de inclusão escolar (SIT), que tem algum pessoal de saúde como membros.
A escola IECo coordena todas as actividades de educação inclusiva na escola. A escola IECo tem ajudado na identificação adequada das necessidades dos alunos, e apoia o ensino e a aprendizagem de todos os alunos.
A SIT é composta por professores, professores especializados, alunos, pessoal de saúde e membros da comunidade. A equipa coordena e monitora a implementação de actividades de educação inclusiva na escola e na comunidade. Os pais e membros da comunidade com várias competências estão envolvidos nos programas da escola e envolvem-nos em sessões de CPD. O SIT ajuda em vários desafios, tais como:
identificação de alunos com necessidades adicionais e a sua inscrição na escola; em colaboração com membros do Comité Comunitário de Assistência Social (CWAC), grupos religiosos, pais e membros da comunidade, pessoal de saúde, e professores especializados;
modificação de infra-estruturas;
avaliação do progresso da educação inclusiva na escola, por exemplo, o quão inclusiva é a educação e a aprendizagem;
assegurar um ambiente de aprendizagem conducente para que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade;
assegurar que o bem-estar de todos os alunos seja levado a sério.
Reintegração: As raparigas que engravidam enquanto estão na escola, e outras crianças vulneráveis, são agora reintegradas no sistema escolar.
As crianças vulneráveis são igualmente incluídas; participam no processo de aprendizagem e ensino sem quaisquer problemas ou estar segregadas na escola.
Foram empreendidas (e estão em curso) várias actividades de investigação de acção na escola para identificar os desafios que os alunos enfrentam. Como resultado, foram identificados vários métodos de educação e aprendizagem inclusivas para ajudar todos os alunos a aprender de forma eficaz. Durante as actividades de investigação de acção, os pais e outros intervenientes, tais como o pessoal médico, estão plenamente envolvidos.
Foram identificadas actividades geradoras de rendimento através do trabalho conjunto com os pais e a comunidade geral de Luyaba, por exemplo, jardinagem, criação de gado caprino e apicultura.
Desenvolvimento de aptidões: através do envolvimento da comunidade, os alunos com deficiências graves adquiriram aptidões como, por exemplo, a jardinagem e a criação de gado caprino e abelhas.
Produção de material didáctico e de aprendizagem: A escola começou a produzir recursos utilizando materiais locais disponíveis, a fim de alcançar um ensino e aprendizagem de qualidade. Pais, professores, alunos e membros da comunidade estão envolvidos. Foi criada uma base de apoio à aprendizagem (LSB).
Orientação e aconselhamento – individual e em grupo – foi reforçada para assegurar que todos os alunos se tornem cidadãos responsáveis.
Desafios contínuos
Salas de aula superlotadas: a escola não tem professores suficientes, o que leva a salas de aula superlotadas, e a matrículas excessivas (devido à política escolar gratuita do governo).
Infra-estruturas e mobiliário inadequados: não existem carteiras e salas de aula suficientes.
Longas distâncias: alguns alunos têm de percorrer longas distâncias até à escola e isto coloca sérios desafios aos alunos com deficiências.
Os pais continuam a esconder os seus filhos com deficiência.
Conclusão
Proporcionar educação inclusiva na escola de Luyaba tornou possível a todos os alunos virem à escola, e aos alunos com NEE aprender e misturar-se livremente com outros alunos na escola e com a comunidade em geral: deficiência não é incapacidade. Permitiu a todos os pais e membros da comunidade respeitarem todos os tipos de crianças e matricularem todas as crianças na escola. Fez com que todos os professores e alunos mudassem as suas atitudes e abraçassem todos os tipos de alunos. Todos os alunos podem aprender, dado um ambiente acolhedor e, mais importante ainda, uma atitude positiva de todos os envolvidos.