1.3 Uma sinopse dos cenários Zambianos
Escola Inclusiva de Luyaba
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Área local
A Escola Inclusiva de Luyaba é uma escola rural situada no Distrito de Zimba, Província do Sul. Está rodeada por 67 aldeias com uma população de cerca de 2.200 pessoas. A área tem apenas uma clínica, o centro de saúde rural de Luyaba. As principais fontes de água na área são bombas manuais, 84 poços e 41 furos.
A área tem seis escolas: escolas primárias de Chidi, Kakopa, Luyaba Inclusiva, Njabalombe, Sikalele e Simukanda. Todas estas escolas têm aulas desde a educação infantil (ECE) até à 9ª classe, excepto Luyaba Inclusiva, que tem aulas secundárias adicionais até à 12ª classe.
A comunidade envolvente é principalmente de agricultores, criando animais domésticos e cultivando colheitas. Há também uma série de pequenas empresas que vendem produtos de mercearias e produtos agrícolas.
As fotos seguintes mostram algumas cenas da área circundante de Luyaba.
Estatísticas de matrículas
Ano | Rapazes | Raparigas | Total |
2015 | 8 | 11 | 19 |
2016 | 11 | 13 | 24 |
2017 | 17 | 15 | 32 |
2018 | 15 | 7 | 22 |
2019 | 19 | 11 | 30 |
2020 | 22 | 9 | 31 |
Nome da escola | Rapazes | Raparigas | Total |
Simukanda | 11 | 6 | 17 |
Njabalombe | 5 | 10 | 15 |
Sikalele | 4 | 0 | 4 |
Kakopa | 4 | 1 | 5 |
Chidi | 1 | 1 | 2 |
O envolvimento de Luyaba na educação inclusiva
A Escola Inclusiva de Luyaba é uma das seis escolas-piloto do programa de educação inclusiva da NAD-Zâmbia, que teve início em 2015. A escola participou em vários workshops de formação em serviço (INSET) facilitados pelos Formadores Principais, e todos os professores foram formados. Foram também realizadas sessões de desenvolvimento profissional contínuo (CPD) pelo coordenador de educação inclusiva da escola (IECo), em conjunto com o coordenador do INSET zonal (ZIC) e o coordenador do INSET da escola (SIC).
The following photos show you what the school looks like.
Realizações
Vários sucessos foram observados pela escola durante o programa de educação inclusiva:
- Foram realizadas (e estão ainda em curso) várias reuniões de sensibilização sobre educação inclusiva na comunidade e no seio da comunidade escolar – pessoal e alunos. Nas reuniões da comunidade estão incluídos directores, membros gerais da comunidade e pais de crianças com deficiência.
- A interacção aluno-professor melhorou: durante as actividades de ensino e aprendizagem, clubes, desportos, e fora do tempo de aprendizagem. Todos os alunos estão agora envolvidos em actividades escolares.
- A interacção aluno-a-professor melhorou. Todos os dias, realizam-se actividades não académicas tais como clubes, enigmas, teatro, desportos, etc. Isto está a ajudar a criar alunos bem fundamentados e ajuda a ‘não deixar ninguém para trás’.
- A metodologia de ensino e aprendizagem tem melhorado. Os professores utilizam agora o ensino em equipa, sessões de recuperação, amigáveis, viagens de campo, projectos, demonstrações, trabalho de grupo, experiências práticas com objectos reais.
- O ensino domiciliário foi iniciado para alunos que não podem frequentar a escola.
- As infra-estruturas e arredores da escola foram modificados (e isto está em curso) para que todos os alunos possam aceder facilmente aos edifícios da escola: foram construídas rampas e casas-de-banho inclusivas.
- Foram criados Planos de Educação Individual (PEI) para alguns alunos. Os envolvidos são professores especializados, pessoal de saúde, pais, professores e os alunos. É dada ajuda adicional para ajudar todos os alunos, especialmente aqueles com diferentes desafios de aprendizagem.
- Sessões de fisioterapia estão agora disponíveis na escola para algumas crianças que necessitam. Como resultado, algumas crianças que estavam fora da escola frequentam agora a escola (17 raparigas e 15 rapazes).
- A escola trabalha com todos os pais de crianças com deficiência, informando-os sobre questões de deficiência.
- A escola encaminha agora as crianças com deficiência para o hospital/centro de saúde ou outro centro apropriado, onde estas crianças podem obter serviços de apoio relevantes. Foram feitas muitas referências e isto é possível devido ao trabalho da equipa de inclusão escolar (SIT), que tem algum pessoal de saúde como membros.
- A escola IECo coordena todas as actividades de educação inclusiva na escola. A escola IECo tem ajudado na identificação adequada das necessidades dos alunos, e apoia o ensino e a aprendizagem de todos os alunos.
- A SIT é composta por professores, professores especializados, alunos, pessoal de saúde e membros da comunidade. A equipa coordena e monitora a implementação de actividades de educação inclusiva na escola e na comunidade. Os pais e membros da comunidade com várias competências estão envolvidos nos programas da escola e envolvem-nos em sessões de CPD. O SIT ajuda em vários desafios, tais como:
- identificação de alunos com necessidades adicionais e a sua inscrição na escola; em colaboração com membros do Comité Comunitário de Assistência Social (CWAC), grupos religiosos, pais e membros da comunidade, pessoal de saúde, e professores especializados;
- modificação de infra-estruturas;
- avaliação do progresso da educação inclusiva na escola, por exemplo, o quão inclusiva é a educação e a aprendizagem;
- assegurar um ambiente de aprendizagem conducente para que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade;
- assegurar que o bem-estar de todos os alunos seja levado a sério.
- Reintegração: As raparigas que engravidam enquanto estão na escola, e outras crianças vulneráveis, são agora reintegradas no sistema escolar.
- As crianças vulneráveis são igualmente incluídas; participam no processo de aprendizagem e ensino sem quaisquer problemas ou estar segregadas na escola.
- Foram empreendidas (e estão em curso) várias actividades de investigação de acção na escola para identificar os desafios que os alunos enfrentam. Como resultado, foram identificados vários métodos de educação e aprendizagem inclusivas para ajudar todos os alunos a aprender de forma eficaz. Durante as actividades de investigação de acção, os pais e outros intervenientes, tais como o pessoal médico, estão plenamente envolvidos.
- Foram identificadas actividades geradoras de rendimento através do trabalho conjunto com os pais e a comunidade geral de Luyaba, por exemplo, jardinagem, criação de gado caprino e apicultura.
- Desenvolvimento de aptidões: através do envolvimento da comunidade, os alunos com deficiências graves adquiriram aptidões como, por exemplo, a jardinagem e a criação de gado caprino e abelhas.
- Produção de material didáctico e de aprendizagem: A escola começou a produzir recursos utilizando materiais locais disponíveis, a fim de alcançar um ensino e aprendizagem de qualidade. Pais, professores, alunos e membros da comunidade estão envolvidos. Foi criada uma base de apoio à aprendizagem (LSB).
- Orientação e aconselhamento – individual e em grupo – foi reforçada para assegurar que todos os alunos se tornem cidadãos responsáveis.
Desafios contínuos
- Salas de aula superlotadas: a escola não tem professores suficientes, o que leva a salas de aula superlotadas, e a matrículas excessivas (devido à política escolar gratuita do governo).
- Infra-estruturas e mobiliário inadequados: não existem carteiras e salas de aula suficientes.
- Longas distâncias: alguns alunos têm de percorrer longas distâncias até à escola e isto coloca sérios desafios aos alunos com deficiências.
- Os pais continuam a esconder os seus filhos com deficiência.
Conclusão
Proporcionar educação inclusiva na escola de Luyaba tornou possível a todos os alunos virem à escola, e aos alunos com NEE aprender e misturar-se livremente com outros alunos na escola e com a comunidade em geral: deficiência não é incapacidade. Permitiu a todos os pais e membros da comunidade respeitarem todos os tipos de crianças e matricularem todas as crianças na escola. Fez com que todos os professores e alunos mudassem as suas atitudes e abraçassem todos os tipos de alunos. Todos os alunos podem aprender, dado um ambiente acolhedor e, mais importante ainda, uma atitude positiva de todos os envolvidos.