1.4 Intervenientes envolvidos no programa

Quem está envolvido e o que é que eles fazem?


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Aqui está uma breve explicação dos vários intervenientes envolvidos no programa de formação de professores.

Formadores externos

Quem: Especialistas em metodologia de ensino e aprendizagem da EENET.

O quê: Realizam formação; visitam escolas-piloto e instituições de formação de professores (TTIs); ajudam na investigação de acções; compilam relatórios; colaboram com a NAD em planos e orçamentos.


Formadores Principais (PTs)

Quem: Professores principais, professores especializados, funcionários do Ministério da Educação Geral (MoGE) a nível distrital – envolvidos em formação em serviço, docentes de TTIs e universidades, etc.

O quê: Os PTs recebem formação em todos os módulos; personalizam os módulos de formação; ministram formação; realizam investigação de acção e elaboram relatórios.


Professores

Quem: Professores nas escolas que participam no programa. Cada vez mais também professores de escolas vizinhas ou de agrupamentos que começam a envolver-se à medida que o processo de formação se expande.

O quê: Todos os professores de uma escola são formados pelos Formadores Principais. Eles aprendem sobre os conteúdos nos módulos de formação; aprendem sobre investigação de acção; realizam pequenos projectos de investigação de acção nas suas comunidades escolares.


Alunos

Quem: Raparigas e rapazes, com e sem deficiência que frequentam as escolas que participam no programa, ou que estão na comunidade escolar mas ainda não estão na escola.

O quê: Os alunos são os beneficiários quando os professores são formados para se tornarem mais inclusivos e utilizarem uma metodologia de maior qualidade, centrada no aluno. Neste programa, os alunos também se envolvem em actividades para melhorar a sua escola e a sua prática de ensino e aprendizagem.


Observadores

Quem: Oficiais e inspectores distritais e provinciais superiores do MoGE, representantes superiores de organizações de pessoas com deficiência (OPD), Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Comunitário e dos Serviços Sociais, pessoal universitário e de formação de professores universitários.

O quê: Os observadores recebem formação de investigação de acção seleccionada e sensibilização para o conteúdo do módulo, especialmente o Módulo 1; realizam visitas anuais de monitoria a escolas-piloto; compilam relatórios das suas conclusões – por exemplo, melhoria da inclusão.


Equipas de Inclusão Escolar (SITs)

Quem: Professores, membros da comunidade, OPDs, pais/tutores de alunos com e sem deficiência, organizações de pais, membros da Associação de Pais e Professores, Coordenadores de Educação Inclusiva, alunos falantes, outros intervenientes da comunidade – dependendo das necessidades das escolas.

O quê: Os SIT recebem formação de investigação de acção seleccionada e sensibilização para o conteúdo dos módulos, especialmente os Módulos 1 e 2; ajudam a identificar crianças fora da escola (OOSC), a seleccionar e identificar alunos com necessidades adicionais na comunidade, criação de IEPs; colaboram com outros intervenientes; recolhem materiais disponíveis localmente e criam recursos de ensino e aprendizagem; compilam relatórios.


Coordenador da Educação Inclusiva Escolar

Quem: Um professor baseado em cada escola piloto.

O quê: Ele ou ela recebe a formação em todos os módulos; membro da SIT; apoia os professores na sua escola a implementar a educação inclusiva; fornece formação de recapitulação de educação inclusiva a novos professores.


Ministério da Educação Geral (MoGE)

Quem: Vários funcionários do MoGE representantes dos níveis Nacional, Provincial e Distrital, incluindo funcionários do Conselho Distrital de Educação – Director Distrital de Educação (DEO), Coordenador Distrital do Centro de Recursos (DRCC), inspectores, conselheiros curriculares, etc.

O quê: Oficiais distritais e provinciais participam na formação como parte dos PTs e observadores (funcionários seleccionados); participam nas conferências anuais de educação inclusiva; analisam os módulos e obtêm a sua aprovação.


Outras Partes Interessadas

Quem: Vários membros da comunidade incluindo líderes, e organizações religiosas, OPDs, organizações de pais, ONG, Conselhos Escolares e outros departamentos ministeriais (tais como saúde, desenvolvimento comunitário e serviços sociais), etc.

O quê: Receber formação através da SIT; participar como membros da SIT (alguns); estabelecer parcerias e apoiar escolas; encorajar os pais a inscreverem os seus filhos nas escolas; encontrar OOSC nas suas comunidades; colaborar na identificação de soluções para os desafios enfrentados pelos alunos e escolas.


Alguns pontos de vista das partes interessadas sobre o programa

Citações de McKinney McKinney (2019) ‘Learning review of the NAD-supported teacher training pilot programme in Zambia’.

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