1.3 Uma sinopse dos cenários Zambianos

Escola Primária e Secundária Inclusiva Riverview


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Escola Primaria e Secundaria Inclusiva Riverview é uma escola inclusiva localizada no Distrito de Kazungula, um quilómetro a leste do rio Zambeze, na fronteira Zâmbia-Botswana.

As seguintes fotografias apresentam-lhe a área em redor da escola:

A escola abriu em 1998 como uma escola comunitária e foi construída principalmente a partir de lama e postes. Mais tarde, a comunidade escolar conseguiu construir uma infra-estrutura mais forte e mais permanente e matriculou mais alunos.

A escola tem aulas que vão desde a educação infantil (ECE) até ao Ensino Primário até ao Secundário da 12ª classe.

Estatísticas das matrículas

A escola tem 1.336 alunos, dos quais 597 são rapazes e 739 são raparigas. A escola matriculou 130 alunos com deficiências – 77 raparigas e 53 rapazes.

A escola conseguiu reintegrar 11 crianças – 4 rapazes e 7 raparigas. Entre estes encontra-se 1 rapaz com deficiência visual.

A escola conseguiu reintegrar 11 crianças – 4 rapazes e 7 raparigas. Entre estes encontra-se 1 rapaz com deficiência visual.

A escola tem 36 professores e todos eles foram formados em educação inclusiva (15 de sexo feminino e 21 de sexo masculino)

AnoRapazesRaparigasTotal
20155016991,200
20186107251,335
20196197381,357
20205977391,336
Matrículas 2015 – 2020

AnoRapazesRaparigasTotal
201581220
2016101424
2017132033
2018172657
2019222850
20205377130
Estatísticas cumulativas de matrículas de alunos com necessidades educativas especiais desde 2015 até à data. (Fonte: Riverview em conjunto com a escola IECo, 2020)

O envolvimento do Riverview na educação inclusiva

Em 2015, a escola foi escolhida para pilotar a educação inclusiva ao abrigo do programa de educação inclusiva da NAD-Zâmbia. Desde o início do programa, todos os professores, incluindo os professores estudantes que estiveram presentes durante o período da formação, foram formados. A escola adoptou plenamente o programa de educação inclusiva e os professores, os alunos e a comunidade apreciam a sensibilização trazida pelo programa de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)/Desenvolvimento Inclusivo Baseado na Comunidade (CBID) da NAD-Zâmbia.

As fotos seguintes mostram-lhe como é a escola:


Realizações

Houve muitas realizações; aqui estão algumas:

  • O director da escola é um formador principal de educação inclusiva com formação.
  • Os professores, os alunos e a comunidade foram sensibilizados para a educação inclusiva.
  • Todos os professores foram formados sobre como incluir alunos com deficiências.
  • A avaliação e colocação (na escola) de alunos com deficiência fora da escola foram realizadas em colaboração com os funcionários do NAD-Zâmbia do CBR e do Conselho Distrital de Educação (DEB) Education Standards Officer (ESO)-Special.
  • A escola cuida de mais de 50 alunos vulneráveis. Eles não pagam propinas escolares e alguns deles são hospedados gratuitamente na escola porque têm de percorrer uma longa distância todos os dias até à escola e regressar a casa.
  • Os professores fazem visitas domiciliárias e providenciam cuidados e educação domiciliária aos alunos com dificuldades.
  • Os professores fazem visitas de acompanhamento aos alunos que estão ausentes ou que desistiram.
  • Os professores fazem visitas de acompanhamento aos alunos que estão ausentes ou que abandonaram o ensino.
  • O Centro Distrital de Recursos (CDR) está localizado dentro da escola Riverview.
  • A escola efectua fisioterapia na escola e na comunidade com a ajuda do pessoal médico distrital de saúde.
  • O ambiente escolar foi modificado para acomodar todos os alunos. Foram construídas rampas e casas de banho inclusivas, e existem várias “paredes falantes” (paredes com materiais didácticos e pedagógicos colados ou pintados, que os alunos podem utilizar no seu próprio tempo).
  • Existe um coordenador activo e fiável da Educação Inclusiva na escola (IECo) – Sr. Kelvin Monze.
  • A Equipa de Inclusão Escolar (SIT) foi formada e assegura que os programas escolares decorram sem sobressaltos. A SIT é composta por professores, alunos, um professor SEN, pais, um representante da Secretaria Distrital de Saúde, etc. A estrutura de SIT não é permanente, uma vez que os membros da comunidade são nomeados em função das necessidades actuais. Por exemplo, se a necessidade for de reabilitação médica, o pessoal de saúde estará presente durante as reuniões da SIT.
  • O Comité Assistente Local de Bem-Estar Comunitário (CWAC) ajuda a assegurar o bom funcionamento da educação inclusiva na escola e na comunidade.
  • Existe colaboração entre a SIT, a escola IECo e os membros da CWAC para garantir que nenhum aluno seja deixado para trás independentemente da sua capacidade, deficiência, raça, cor, cultura e idade.

Desafios contínuos e algumas soluções

  • Excesso de matrículas: Após a introdução da educação inclusiva, muitos mais alunos estão a inscrever-se, incluindo alunos com deficiências. A escola está à altura do desafio, construindo mais salas de aula em colaboração com a SIT, a PTA e a comunidade (que ajudou com o trabalho).
  • Riverview matriculou o maior número de alunos com NEE entre as seis escolas-piloto: O desafio foi resolvido porque todos os professores estão agora formados sobre como incluir todos os alunos independentemente da sua capacidade ou deficiência, portanto, mesmo que haja mais alunos com NEE, qualquer professor na escola foi formado em metodologia de educação inclusiva, e as NEE não são apenas da responsabilidade de um professor de NEE.
  • Barreiras ambientais: A escola construiu rampas e modificou os sanitários para acomodar todos os alunos, mesmo aqueles que utilizam cadeiras de rodas.
  • Elevado número de desistências: Isto deve-se a vários factores, incluindo e especialmente à distância que alguns alunos vivem da escola. A escola construiu inicialmente uma pensão de lama e, desde 2019, construiu recentemente um edifício moderno para acomodar os alunos que vêm de longe. Os alunos vulneráveis permanecem gratuitamente.
  • A atitude negativa em relação aos alunos com deficiências por parte de colegas, professores e a comunidade: A escola realizou eventos em larga escala de sensibilização sobre as causas das deficiências, gestão de necessidades adicionais, e inclusão, em colaboração com a SIT, a escola IECo, os membros da CWAC, os grupos de apoio aos pais e os trabalhadores da NAD-Zâmbia CBR/CBID.

Veja o próximo vídeo. O vice-director de Riverview explica a atitude de apoio, abordagem e política da escola em relação à inclusão de alunos com deficiência.

Pode ler uma transcrição do que ela diz.

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