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O Centro Distrital de Recursos do Distrito de Livingstone (DRC) está localizado no centro da Cidade de Livingstone, Província do Sul. O Distrito de Livingstone tem 75 instituições de ensino registadas, classificadas como primárias, comunitárias, subsidiadas, combinadas ou melhoradas, secundárias, colégios e universidades. As escolas estão agrupadas em 6 zonas: nomeadamente Holycross, Libala, Libuyu, Nansanzu, Mulwani e Shungu. Cada zona é dirigida por uma escola, e a Escola Piloto de Shungu é uma das escolas da zona principal. Há aproximadamente 1.346 professores (395 de sexo masculino e 951 de sexo feminino) nas escolas do Distrito.
A DRC é gerida pelo Coordenador do Centro de Recursos do Distrito (DRCC), cuja função é coordenar e administrar a DRC, bem como facilitar programas de formação em serviço (INSET), a fim de melhorar o desempenho profissional dos professores do distrito.
Impacto da introdução de educação inclusiva no distrito
Muitos professores compreendem agora o que é a educação inclusiva e como ela ajuda os alunos a aprender.
Os professores mudaram a sua abordagem ao ensino e a forma como preparam as suas aulas – é agora mais activa e participativa.
Os alunos estão mais envolvidos durante o processo de ensino e aprendizagem.
Há uma melhoria na percepção da gestão superior sobre a educação inclusiva e a criação de um ambiente propício que acomoda o acesso de todos os alunos a uma educação de qualidade na escola.
A administração distrital de educação abraçou a educação inclusiva e apoia os seus professores no processo de implementação, por exemplo, o fornecimento de materiais, aconselhamento, actividades de sensibilização, e a modificação passo a passo do ambiente de aprendizagem, incluindo salas de aula acessíveis.
Maior envolvimento dos pais no regresso à escola dos alunos que não frequentam a escola.
Os professores estão a criar materiais de ensino e aprendizagem.
Ministério da Educação Geral colabora e ajuda a promover a educação inclusiva
Os Secretários Distritais do Conselho de Educação (DEBS), Oficiais de Padrões de Educação (ESOs) e DRCCs a nível distrital estão envolvidos na promoção da educação inclusiva através de formação e monitoria. O DEBS também dá autoridade aos Formadores Principais para participarem em seminários de formação de formadores e para ministrarem INSET nas escolas-piloto.
A monitoria também é empreendida para observar como as escolas estão a implementar a educação inclusiva.
É também importante trabalhar com outras partes interessadas, tais como pais, prestadores de cuidados, pessoal de saúde, chefes, organizações de igrejas, organizações religiosas, o Departamento de Assistência Social, chefes de aldeia, líderes cívicos, etc. Todos estes desempenham um papel importante na implementação da educação inclusiva.
Conclusão
O programa de educação inclusiva veio na altura certa e complementou realmente os esforços e a política do Governo em matéria de educação inclusiva. Estão em curso planos para formar outras escolas na educação inclusiva através do trabalho que a DRCC faz, de modo a que todos os professores possam ajudar os alunos a alcançar no processo de aprendizagem, independentemente do seu estatuto.